PMJP abre II Semana Municipal da Transparência e debates começam com palestra do superintendente da CGU



(Foto: Kleide Teixeira)
Semana Municipal da Transparência aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e contou com a presença do vice-prefeito da Capital, Manoel Junior; superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU), Gabriel Wright; controlador-geral da PMJP, Severino Queiroz; procurador-geral do Município, Adelmar Régis; além do secretário da Transparência Municipal, Ubiratan Pereira; ouvidor-geral do Município, Benilton Lucena, e demais secretários da gestão.

“O dever que nós temos em cuidar das coisas dos outros tem que ser bem mais intenso do que aquilo que fazemos para nós mesmos. Temos a responsabilidade de prestar contas à sociedade. Então, essa semana de atividades precisa ser disseminada não só para os nossos colegas de trabalho, servidores, mas também para as escolas e a população de maneira geral. É um exercício de cidadania para que João Pessoa continue sendo uma das cidades mais transparentes do País, como atestam os órgãos”, destacou Manoel Junior.

Por sua vez, o controlador-geral do Município, Severino Queiroz, frisou a importância da realização deste evento para a partilha de experiências, a partir das ferramentas de transparência adotadas pela PMJP, e frisou a diversidade de atividades que acontecerão durante a semana, que inclui ainda ações para crianças e jovens.

“João Pessoa sai mais uma vez na frente nesse aspecto de disseminar cada vez mais essas ações de transparência e nesse evento pretendemos reunir não só os servidores, mas estudantes, jovens, representantes dos controles internos dos municípios. Teremos ainda outros eventos importantes como atividades para o público infanto-juvenil, ouvidoria”, reforçou Queiroz.

Combate à corrupção – A palestra do primeiro dia da II Semana Municipal da Transparência foi ministrada pelo superintendente da CGU na Paraíba, Guilherme Wright. Com o tema “O Papel dos Municípios na Consolidação da Transparência, Governança e Combate à Corrupção”, ele lembrou que é fundamental que cada cidadão combata o problema da corrupção e que os municípios têm a função fundamental em desenvolver ações para isso.

“Os municípios são os que estão mais próximos da população e lidam diretamente com ações de setores basilares como a educação básica, saúde, obras de infraestrutura. Então, é um desafio muito grande criar mecanismos para o trabalho das questões de transparência pública”, acrescentou o representante da CGU.

Ainda durante o evento, o secretário da Transparência da PMJP, Ubiratan Pereira, lembrou que a pasta acompanha de perto as demandas vindas da população e monitora o retorno das respostas, com relação aos prazos e qualidade no atendimento. “Em relação aos anos anteriores, em 2017 nós já conseguimos otimizar bastante o tempo/resposta das nossas demandas, observando sempre a qualidade do atendimento e da informação que é repassada, pelas secretarias e órgãos da gestão, para quem solicita. Esse evento é uma oportunidade para mostrar esses resultados e também o exemplo das nossas ações”, destacou o secretário.

Programação – As atividades da II Semana Municipal da Transparência da PMJP continuam nesta quarta-feira (14). Pela manhã, será realizada uma palestra voltada exclusivamente para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, pertencentes ao Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). A atividade será na Estação Cabo Branco, no Altiplano. Já a partir das 19h, será realizada uma palestra na Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Transparência Pública e Compliance sob a Õtica da Governança”.

A programação completa está disponível no link:  http://midi.as/programacaosemanatransp


Por Katiana Ramos

Fonte: PMJP

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza pavimentação em 27 ruas no Valentina, que ficará 100% pavimentado

Cícero Lucena autoriza obras de reforma do Centro de Referência da Mulher e destaca olhar da Prefeitura para a melhoria dos equipamentos públicos na Capital

Compromisso com a inclusão: Durante abertura de evento nacional para discutir doenças raras na Capital, prefeito anuncia a construção de Centro Especializado em Reabilitação